Esta terça-feira (31) foi marcada por atos em todo país pelo Dia Nacional contra a Medida Provisória do Saneamento (MP 844/2018). A mobilização também aconteceu em Curitiba, na manhã de hoje, com a participação de diversas entidades e órgãos, entre eles o Sindaen.
A ação está sendo mobilizada pelas quatro maiores associações que envolvem o saneamento no Brasil: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (AESBE), Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE).
As organizações presentes assinaram uma carta conjunta contra a implementação da MP. Outra proposta aceita pelo conjunto dos participantes foi a mobilização e participação na audiência pública “Água e Saneamento no Estado do Paraná”, marcada para a próxima terça-feira (7), na Assembleia Legislativa Do Paraná.
O objetivo do evento é promover um debate público sobre a política de saneamento do Paraná, e discutir a MP 844/18. A audiência contará com a presença do engenheiro e professor Abelardo de Oliveira Filho, além de especialistas da área de saneamento básico e outras autoridades.
Fotos e informações: Ednubia Ghisi, jornalista do Senge-PR