Sindicato dos Trabalhadores nas empresas de água, esgoto e saneamento de Maringá e região noroeste do Paraná

Por que os sindicatos são contra o PDV imposto pela Sanepar

Estes são alguns dos pontos que fazem com que as Entidades Sindicais sejam contrárias ao processo do PDV imposto pela Sanepar:

● Desde o início das negociações do PDV, os sindicatos reivindicaram e a Sanepar não atendeu a exclusão de qualquer cláusula que importe em renúncia de direitos, principalmente no que diz respeito à questão da quitação dos passivos trabalhistas – ou seja, das ações dos empregados contra a Sanepar. Porém, até o momento, isso não foi atendido pela empresa.


● As entidades sindicais também reivindicaram que – devido à saída de trabalhadores(as) nestes últimos anos e, sobretudo daqueles que poderão sair por conta da adesão ao PDV 2025 – a Sanepar assumisse o compromisso e contratasse novos(as) trabalhadores(as) em número proporcional ao dos que se desligaram ou se desligarão da empresa. Esta medida seria para evitar a sobrecarga de trabalho para os trabalhadores que continuam ou continuarão na ativa. Essa preocupação é real, considerando o que ocorreu com a Copel, no Paraná, e com a Enel, em São Paulo. Referidas empresas sofreram colapso por falta de mão de obra qualificada, gerando sobrecarga de trabalho e estresse no ambiente laboral – sem falar dos enormes transtornos à população que sofre diante da falta de um serviço de qualidade.


● Essas questões da sobrecarga de trabalho, cobrança de metas e do estresse no ambiente de trabalho, levaram os sindicatos majoritários a propor uma ação de Dano Moral Coletivo (Autos nº 0000625-50.2024.5.09.0088) contra a Sanepar, já que flagrante é o processo de Assédio Moral.


● Outro fato que não pode cair no esquecimento, é a situação ultrajante, discriminatória e ilegal pratica pela Sanepar contra a conselheira Diane Agustini, representante dos empregados no Conselho de Administração (CAD). A conselheira foi impedida pela direção e pelo CAD de participar da reunião que estabeleceu as regras do PDV. Essa ocorrência também foi denunciada ao Ministério Público e faz parte da ação acima referida, em que uma das consequências, o resultado dessa ação pode anular todos os procedimentos com relação ao PDV.

Compartilhe esse conteúdo!

O SINDAEN foi fundado em 15 de dezembro de 1995, por decisão de uma assembléia da categoria, para ser o sindicato específico dos trabalhadores do setor de saneamento de Maringá e Região Noroeste do Paraná.

© Todos os direitos reservados a SINDAEN