Sindicato dos Trabalhadores nas empresas de água, esgoto e saneamento de Maringá e região noroeste do Paraná

Rio Grande do Sul: CUT e sindicatos se mobilizam em solidariedade à população; saiba como doar

A cheia do Guaíba ultrapassou o nível histórico atingido na grande enchente de 1941, de 4,76 metros, o rio chegou na marca de 5,2 metros no sábado (4). A região das ilhas, a zona central, o extremo-sul e a região norte da capital Porto Alegre são as principais regiões de risco com a cheia do Guaíba. Na última sexta-feira (3), a CUT-RS auxiliou na locomoção e acolhimento de famílias das comunidades nas imediações da Arena do Grêmio em Porto Alegre.

Com o aumento no nível, a previsão de especialistas é de que em razão da grande entrada de água vinda do rio Jacuí, o Guaíba pode seguir muito elevado, entre 4 metros e 5 metros, por cinco a 10 dias, afirmou o hidrólogo da Sala de Situação, Pedro Camargo. Na manhã do sábado (4), a rua da sede do Sindicato dos Aeroviários já estava sendo atingida pela água da cheia.

Dos 496 municípios, 364 do estado registraram algum tipo de problema.Os mortos chegam a 83 e são quatro os óbitos em investigação; há 111 desaparecidos e 291 pessoas feridas. São mais de 141 mil trabalhadores e trabalhadoras fora de suas casas e 873.275 mil pessoas afetadas em todo estado, sendo que 129.279 estão desalojadas, sendo que deste total  20.070 pessoas estão em abrigos.

Até o momento, a população em situação de risco tem sido encaminhada para a sede do Sindicato dos Metalúrgicos e o Sindicato dos Aeroviários, na capital. Esses locais também são pontos de coleta para doações de alimentos, produtos de higiene pessoal, roupas, cobertores e água.

As cozinhas comunitárias do Projeto CUT Comunidade estão mobilizadas para ajudar a população, preparando refeições e também recebendo doações. 

O Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas começou a receber as famílias que foram orientadas a evacuar os bairros alagados. A entidade colocou o Ginásio de Esportes à disposição do Poder Público do Município na tarde de quinta-feira (02) e na madrugada cerca de 150 pessoas, adultos e crianças, se dirigiram ao local. Com o aviso de evacuação do bairro Mathias Velho, a entidade se prepara para receber mais desalojados.

Todas as doações recebidas no Pix da CUT-RS estão sendo direcionadas na compra de alimentos, produtos de higiene pessoal e demais demandas que os abrigos precisam. A nossa responsabilidade é ajudar a população que precisa nesse momento!

Depósito bancário para doação
As doações também poderão ser feitas na conta bancária da CUT-RS:
– Cresol (133)
– Agência 5607
– Conta corrente 18.735-6
– CNPJ: 60.563.731/0014-91
– PIX: 51996410961

Em Maringá, as doações podem ser feitas no Corpo de Bombeiros, pelo portão do quartel na Rua Benjamim Constant.

Compartilhe esse conteúdo!

O SINDAEN foi fundado em 15 de dezembro de 1995, por decisão de uma assembléia da categoria, para ser o sindicato específico dos trabalhadores do setor de saneamento de Maringá e Região Noroeste do Paraná.

© Todos os direitos reservados a SINDAEN