Historicamente as conquistas e os avanços da classe trabalhadora foram alcançados com árdua luta. Enfrentando muitas adversidades, como bombas, balas de borracha, gás lacrimogênio, tortura e muitos chegaram a perder a própria vida. No Brasil, temos vários exemplos de trabalhadores que morreram lutando pelos direitos do coletivo, como Chico Mendes, Irmã Dorothy Stang e uma multidão que batalhava apenas para garantir o que lhes é de direito.
Mais uma vez parabenizamos os saneparianos corajosos e determinados que se colocam na luta, participando das greves mesmo não sendo uma participação massiva, tendo até mesmo prejuízo financeiro. O Sindaen ressarciu o desconto do dia parado na Greve Geral do dia 28 de abril e o descanso semanal remunerado. Participamos de um grande dia de luta contra as Reformas da Previdência e Trabalhista e a retirada dos direitos dos trabalhadores brasileiros.
Lembramos que a elite, formada por os empresários e banqueiros, faz a luta para defender seu capital, investindo bilhões nas suas estratégias de domínio. A classe trabalhadora, com o orçamento muito inferior ao dos patrões, faz a luta muitas vezes sem condição de ressarcimento. Participa “com a cara e a coragem”. Parabéns aos bravos trabalhadores!